Minecraft Dungeons

Escrito por

João "JLCfreitas" Freitas

Data de publicação

28 Outubro 2020 11:01

Tópicos

Minecraft Dungeons é uma recriação daqueles clássicos dungeon crawlers, que consegue adicionar o seu próprio condimento que conhecemos do Minecraft original, a arte, os ambientes e os monstros. Embora pareça um produto que esteja a tentar “copiar” as dezenas de jogos do mesmo género, este consegue destacar-se um pouco mais, talvez por estar no GamePass da Xbox, ou por ser uma franchise bastante conhecida entre os mais novos e que tiveram interesse em jogar.

Como seria de esperar, este jogo não contém as mecânicas de construção em mundo aberto, este é um spin-off para um RPG bastante simples e fácil de pegar, um título engraçado para introduzir novos jogadores ao género de dungeon crawler.

Vejo isto como uma pequena comemoração aos títulos clássicos como Torchlight e Diablo, onde vamos a dezenas de áreas diferentes com ambientes fantásticos com diversos acampamentos para comprar ou melhorar o nosso equipamento. Assim como as masmorras, são criadas de forma processual com um leque bastante variado de inimigos e bosses para derrotar, tudo isto dentro da arte e arquitetura de Minecraft que pessoalmente achei bastante interessante porque não é tarefa fácil criar mundos com aquela geometria naquele tipo de RPG.

A progressão e sistema de equipamento é bastante comum e conhecida de outros jogos, há uma chance de cair itens ao derrotar monstros, itens esses que ajudam a melhorar a personagem. Usando o típico sistema de raridade para todo o equipamento e alguns bónus extras para aqueles itens extremamente raros. Podendo adicionar ainda mais estatísticas usando pontos de encantamentos que são ganhos quando a personagem sobe de nível, que debloqueia uma variedade de recursos passivos que são uma ajuda fulcral para os níveis mais difíceis, principalmente se forem jogadores a solo.

Quando chegamos ao fim de uma masmorra, somos enviados de volta ao campo principal para abrirmos o mapa e escolher a próxima área a ser visitada. Esta área por vezes, contém vendedores que disponibilizam equipamentos ou artefactos, que na maioria das vezes não é útil ou nem reflete o nível da personagem, penso que todos os jogadores que já passaram por títulos que se baseiam em apenas Loot, sabem que quase todo o dinheiro que ganham em missões não serve para praticamente nada, se não para comprar caixas que também sai equipamento aleatório, portanto todo o jogo em si é com base na sorte ou na quantidade de caixas que são abertas ou inimigos derrotados para obter o melhor equipamento possível para o nível da personagem. Este campo para onde somos enviados, está insuficientemente aproveitado, então Minecraft não é criatividade? Porque não deixar o jogador customizar a sua zona? Trazer amigos para criar o seu próprio campo? Visitar campos de outros amigos? Enfim, uma boa oportunidade desperdiçada.

Apesar de ter visuais bastante mais avançados em comparação ao Minecraft original, temos um título que não tem muita profundidade, será que remover a mecânica de construção foi uma escolha acertada? Porque não incorporar isso juntamente com os elementos de RPG e Dungeon Crawler? Iria ser algo único que nunca ninguém produziu antes. Talvez um pouco mais de esforço para não deixar o jogador aborrecido, ainda por cima num jogo que apenas tem um pouco mais de cinco horas, são valores bastante reduzidos e ficar entediado entre missões, sem nada para fazer dentro desse tempo é falha no compromisso. Ainda assim, jogando com amigos, com as mecânicas de construção, seria uma experiência completamente diferente em vez de tentar ser algo como uma espécie de Diablo sem profundidade.

  • Lançamento: 26 de Maio de 2020
  • Plataformas: PC/Xbox One/Switch/PS4
  • Desenvolvedor: Mojang Studios, Double Eleven
  • Editora: Xbox Studios
  • Nota Pessoal: 6.5/10
  • Cópia para análise gentilmente cedida pela EcoPlay
  • Jogo analisado na sua versão para PS4

Lançamentos

 

PositronX
29 Nov 2020
PC
Scorpius Games
Immortals Fenyx Rising
03 Dez 2020
PC/Xbox One/Nintendo Switch/PS4/Stadia
Ubisoft Quebec
Puyo Puyo Tetris 2
08 Dez 2020
PC/Xbox/Nintendo Switch/PS
SEGA

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