Mortal Shell

Escrito por

Rafael "Gripe" Pereira

Data de publicação

04 Julho 2020 19:38

Tópicos

Existem inumeros souls like, mas nenhum como Mortal Shell, com um ambiente negro e nebuloso à medida de Dark Souls. O elemento que, para mim, o resto dos souls like foram incapazes de recriar, um sentimento dúbio num mundo misterioso, anulando totalmente a vontade de os jogar.
Adiciona também mecânicas extremamente interessantes que despertaram o meu total interesse. Se não fosse pela adição destas diria que estava a jogar um novo Dark Souls.

A mecânica que pode ser chamada do núcleo do jogo, aquela que distingue este jogo dos restantes pertencentes ao mesmo sub-género, faz grandes jus ao nome Mortal Shell. Os jogadores têm um personagem por defeito, um corpo branco, sem boca, sem nome, sem... tudo. É apenas um corpo, uma entidade vazia, um wildcard que é capaz de se apoderar de corpos do que foram outrora guerreiros, as shells, cada uma com diferentes stats, dando-me total conforto para dizer que são o equivalente a classes.

Neste fragmento do jogo, ainda numa versão Beta ao qual tivemos acesso, foram disponibilizadas duas shells, uma com armadura metálica, mais vida e defesa, outra bastante mais ágil e com mais stamina. Cada uma destas shells tem diferentes perks que mudam totalmente o gameplay e podem ter sinergia com certas armas, algo que é notável a partir do momento que tens uma arma que faz nuvens de veneno e tens uma shell com perks relacionados com veneno. O mais surpreendente para mim é o primeiro passo para atingir o potencial de cada shell, indentificá-la. Quando nos apoderamos de um corpo, não fazemos ideia a quem pertencia nem a sua história, ao identicar o cadáver, temos acesso ao seu nome e a um pouco do seu passado. É algo totalmente dispensável para a progressão do jogo, mas senhores e senhoras, a inclusão deste pormenor deixou-me deliciado, provocou a minha curiosidade e vontade de ver e saber mais.

shell skill tree

Não nos é cedido um item de cura que recarregue após reload da área obrigando o jogador a recorrer a consumíveis para se curar. E aqui surge um obstáculo para o jogador inexperiente (que a este ponto, todos nós somos), os consumíveis não possuem uma descrição à partida, é necessário utilizá-los vezes suficientes para o nosso personagem ficar familiarizado com o item, sendo que cada um requer um número de usos diferente. Alternativamente podemos usar o parry, que de x em x tempo, deixa o inimigo vulnerável a um ataque que não só dá mais dano como ainda cura uma fração de vida, no entanto, se este ataque especial não estiver disponível a mecânica de parry não oferece vantagem nenhuma relativo a bloquear ataques.

Grabed by enemy

Falando em bloquear ataques. Mortal Shell conta com uma habilidade base, que pode ser utilizada por qualquer shell ou até mesmo sem shell, nomeada de harden, que transforma o jogador em pedra até ser atingido por um ataque ou deixar de pressionar a tecla correspondente, e bloqueia qualquer ataque. Não gasta stamina, pelo contrário, deixa-nos recuperar enquanto transformados em pedra, mas há que ter atenção pois esta habilidade tem um cooldown alto o suficiente para precisar de uma boa gestão, no entanto é perfeito para saír de qualquer enrascada que noutro jogo qualquer, seria um golpe certo que nos atingiria.

boss

Mortal Shell ainda não tem data de lançamento marcada mas expecta-se que seja lançado ainda em 2020, no último quarto do ano, até lá, ficamos ansiosamente à espera pela possibilidade de ver mais a fundo o potencial deste jogo.

 

  • Plataformas: PC/Xbox One/Switch/PS4
  • Desenvolvedor: Cold Symmetry
  • Editora: Playstack
  • Chave gentilmente cedida pela Cold Symmetry

Lançamentos

 

Ghostrunner
27 Out 2020
PC/Xbox ONE/PS4
One More Level, 3D Realms, Slipgate
Watch Dogs: Legion
29 Out 2020
PC/Xbox ONE/PS4/Stadia
Ubisoft
Pikmin 3 Deluxe
30 Out 2020
Nintendo Switch
Nintendo

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