Dreams

Escrito por

João "JLCfreitas" Freitas

Data de publicação

12 Março 2020 11:56

Tópicos

Tentar definir Dreams num artigo de review é difícil, porque tecnicamente é um jogo e ao mesmo tempo é uma plataforma de criação, e é por isso que isto não será uma análise (embora o título tenha esse nome) mas sim um artigo de apreciação ao que Dreams da Media Molecule conseguiu trazer aos aspirantes a desenvolvedores de jogos que estão a pensar entrar na indústria e não sabem muito bem como.

Dreams é uma ferramenta que nos deixa jogar, criar e partilhar jogos, música, animações feitas pelos jogadores com facilidade. A oportunidade de mostrar a nossa criatividade e partilhá-la com a comunidade é algo que muitos sonham em fazer.

Media Molecule fornece guias e tutoriais completos para os jogadores poderem ter algo como base para começar e compreender o próprio motor de jogo e respetivas ferramentas para poder proceder com a criação. Embora as primeiras vezes sejam bastante intimidantes, lembrem-se que todos os desenvolvedores que estão em empresas gigantes começaram assim também, trabalhar em espaços 3D, criar interfaces para o utilizador, otimizar ações ou criar animações vão sair bastante mal de início, mas é assim que se aprende, com os erros, e é aqui que a comunidade se junta e tentam ajudar os jogadores com problemas, dando dicas e técnicas para melhorar a utilização do toolkit que o motor de jogo tem.

É maravilhoso de se ver o que se consegue criar em Dreams, mesmo que estejamos mesmo a fazer algo completamente aleatório, pode sair uma ideia brilhante para outro projeto diferente que deixamos de lado. Há quem comece a criar o ambiente sem ideia do que a história será, deixar-se levar é algo que muitos desenvolvedores fazem para um projeto futuro e que posteriormente alguma equipa possa pegar nisso, adapte e continue o trabalho.

Tentei contactar alguns criadores que fizeram remakes de jogos conhecidos, The Last of Us , Crash Bandicoot, P.T Silent Hills, Star Wars X-Wing, Fallout 4 , entre outros, mas infelizmente recusaram ou não obtive resposta. As perguntas seriam mais direcionadas à experiência de desenvolvimento de jogos, quais as maiores dificuldades de implementação, gestão do ambiente e movimento. Ainda acredito que vou ter a chance de fazer essa entrevista e garantidamente irei fazer o artigo.

Media Molecule abriu a porta àqueles que estavam perdidos, desamparados sem saber por onde começar, que motor de jogo usar, como entrar na indústria, ter um sítio onde as pessoas possam ver o trabalho sem recorrer às redes sociais que estão inundadas de informação e muitas vezes perde-se pequenos diamantes que estão à espera de serem polidos. É fantástico ver pequenos criadores a serem contratados porque fizeram o seu jogo no Dreams, e tenho a certeza que foi com este propósito que esta ferramenta foi criada, numa indústria onde nem sempre os melhores são recrutados, às vezes é preciso um pouco de sorte e estar no sítio certo para conseguirem uma chance de entrar neste mundo do desenvolvimento de jogos. Dreams consegue alargar o leque de escolha e variedade para que todas as companhias tenham sempre algo diferente para ver e assim possam contratar a pessoa certa com as habilidades que procuram.

Portanto, um obrigado bastante orgulhoso em nome da comunidade de desenvolvimento que dá as boas vindas aos jogadores que estão a pensar em entrar na indústria e que querem fazer disto vida, obrigado por uma ferramenta fantástica e bastante intuitiva de trabalhar.

 

  • Lançamento: 14 Fevereiro 2020
  • Plataformas: PS4
  • Desenvolvedor: Media Molecule
  • Editora: Sony Interactive Entertainment
  • Nota Pessoal: 9
  • Especiais agradecimentos à Playstation Portugal por ceder uma cópia para análise

Lançamentos

 

Watch Dogs: Legion
29 Out 2020
PC/Xbox ONE/PS4/Stadia
Ubisoft
Pikmin 3 Deluxe
30 Out 2020
Nintendo Switch
Nintendo
Dirt 5
06 Nov 2020
PC/Xbox ONE/PS4/Stadia
Codemasters

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